Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cerveja e Queijos feitos por Monges

No programa do dia 19 de dezembro de 2010 o Globo Rural apresentou uma reportagem sobre a produção de cerveja e queijo de uma Abadia em Chimay no sul da Bélgica. Como de costume o documentário é uma obra de arte e traz muitos detalhes desse ofício  que é a produção de queijo e cervejas artesanais, com o aumento da demanda hoje tudo é feito de forma automatizada, mas a história é muito interessante, principalmente pela forma como se iniciou a produção e pelo detalhe de a cerveja ser tratada como alimento nutritivo e não como bebida alcoólica simplesmente.





Na edição 1756 da Veja, de 19 de junho de 2002, foi publicada uma reportagem sobre as cervejas trapistas da Bélgca e falava de seis Abadias, Westmalle, Westvleteren, Chimay, Orval e Rochefort, e suas cervejas que já eram famosas, e novamente se referem a cerveja como pão líquido, um produto com muitos nutrientes sendo usado para reforçar a alimentação de quem não come carne e trabalha pesado nos campos.
Achei essas reportagens muito interessantes, pois fazer cerveja em casa hoje e sentir os sabores nos remete à época remota onde tudo era artesanal e de ótima qualidade.

2 comentários:

  1. Cara, você fez um blog excelente!
    Posso incluir seu link no meu?
    Saudações cervejeiras!

    MArco / http://kessbier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claro, será um prazer.... Obrigado.
    Saudações cervejeiras!

    ResponderExcluir